Trabalhando luz e cor na fotografia de casamento

Foto do casal Beatriz e Leonardo

O amor está na luz!

Fotografar casamentos é um desafio constante em nossos dias. Há alguns anos atrás, não faz muito tempo, a grande variante nas fotografias eram o preto e branco e o sépia. Me lembro que até 2008, muito dos principais fotógrafos de casamento ainda fotografam em filme. Isto limitava muito as variações fotográficas. Quem fugia do Kodachrome? Quando muito usava um Agfa PB. Puxava o filme para uma ASA (hoje ISO) 800!

Na impressão então, os laboratórios já tinham a receita de cada fotógrafo. Pronto, eram impressas as 600, 700, 800 fotos e entregues aos clientes para a escolha do álbum. Os álbuns começavam as ser diagramados em Photoshop, após as fotos serem escaneadas. Lindos trabalhos, reproduzido aos milhares de forma muito similar aos outros demais casamentos. Nestes álbuns se olhava mais o vestido da noiva, a decoração da recepção e eventualmente um ou outro “flagrante” captado por acaso. As fotos principais eram a noiva, o noivo, a noiva e os pais, o noivo e os pais, por fim os noivos e a família.

Nos dias de hoje, as ferramentas e equipamentos digitais fornecem uma “paleta” enorme de cores e tonalidades, e uma gama muito variada de “pincéis”. Hoje, mais do que nunca, fotografar é pintar com a luz.

Ao gosto de cada um, ou simplesmente explorando as infinitas variações que a tecnologia põe em nossas mãos, a fotografia de casamento vai ficando cada dia mais artística na mais ampla expressão da palavra. Não que a fotografia em PB não fosse artística. Mas era com colocar nas mãos do artísta uma folha de “canson” e alguns “crayons”.

Com o desafio de criar fotos “profissionais” diferenciadas das milhares de fotos que convidados, padrinhos e amigos fazem com suas pequenas e maravilhosas câmeras digitais, o fotografo profissional de casamentos não pode mais se contentar em ser um fotógrafo “social”. Dele é cobrado cada vez mais a criação de imagens que se diferencie das imagens dos amadores.

A foto deste post é mais uma da coleção de ensaios e experimentos que realizamos a cada casamento que fotografamos. Experimentar. Este é o nosso desafio.

Anúncios

~ por Momento Fotográfico em 2011/04/23.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: